sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Congresso de Artes: Palestra [Parte final]

Olá!
Nessa parte da  palestra apresento a continuação do tópico: Potencial Criativo de Sinop - Dialogos externos
         O dialogo externo também tem alcançado êxitos. A Secretaria da Diversidade Cultural de Sinop fez um levantamento na região norte do Estado de Mato Grosso e constatou que há mais de 400 profissionais interessados em cursar cursos técnicos e licenciaturas na área de Música. Esse interesse, talvez, se de pelo fato que a música hoje é um componente curricular obrigatório no ensino de artes das escolas de todo o país, e também, porque o único curso de graduação em música é oferecido somente pela UFMT na capital, a 500 km de distância de Sinop. Pesquisa realizada por Abreu (2011, p. 81) aponta que no município de Sinop os professores que atuam no ensino de arte vem adquirindo formação em algumas das modalidades artísticas em outros espaços de formação que não tenha sido a Universidade. Por essa razão, a Prefeitura Municipal de Sinop/Secretaria da Diversidade Cultural realizou juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso – campus de Sorriso, duas audiências públicas confirmando assim, o interesse da população pelo curso de música em Sinop.
Também, foi aprovado recentemente na Capes o projeto de implantação de um curso de Ensino a Distância. Dentre eles, um na área de Artes Visuais e outro na área de Música. O projeto de licenciatura em música foi concebido por profissionais que atuam na Secretaria da Diversidade Cultural de Sinop e na Secretaria de Educação em parceria com a Unemat, campus de Sinop e Cáceres.
              Sancionada, recentemente, pelo Prefeito Municipal de Sinop, Sr. Juarez Costa, a Lei 1703 de 02/07/2012 tornou a Escola de Artes um espaço reconhecido, de fato e de direito, na Secretaria da Diversidade Cultural. Esse reconhecimento denota a importância dessa área do conhecimento, para o poder público municipal, como uma das aliadas na formação humana e profissional dos seus munícipes. A vocação da Escola Municipal de Arte de Sinop consiste em se aprimorar cada vez mais como um espaço de formação técnico-profissionalizante. Para tanto, é necessário que as parcerias continuem alimentando e retroalimentado projetos na área social, cultural e educacional.
              Das ações da Secretaria da Diversidade Cultural emergiu também, o Programa de Formação em Arte e Música para Múltiplos Espaços –PROFAMMES,trazendo consigo a ampliação de suas ações em projetos de extensão e formação continuada para professores que atuam com o ensino de Arte/Música, inclusive para profissionais que atuam ou que poderão vira atuar no projeto mais educação. A Secretaria de Educação vem implementando programas como o “Mais Educação”, ofertando, assim, a inserção de monitores oriundos dos mais diversos segmentos sociais para atuar dentro das escolas da REMES. Esse programa contribui para ampliar a jornada escolar, mas não prepara pedagogicamente os profissionais da área de arte para atuar com o alunado (PENNA, 2011).  Assim, o PROFAMMES que possui características interdisciplinares dadas a natureza das práticas de artes integradas, procura atender profissionais que atuam em projetos de Ensino e Extensão da Escola de Artes, Secretaria de Educação, e Secretaria de Ação Social.  
              Essas ações, institucionalizadas, são executadas por pessoas que possuem singularidades e interesses profissionais subjetivos. Esses “inter-esses” só poderão serem realizados se forem, ou se tornarem comuns a um grupo, ou seja, forem representados por um coletivo. Essas ações são consolidadas em projetos coletivos de grupo. Considerar o contexto e a força do coletivo como um espaço para continuarmos nos criando e nos tornando, significa entender que o potencial não vem apenas do sujeito, mas provém, também, dos outros, da situação, ou das oportunidades abertas pela própria situação. O potencial da situação está no coletivo, assim como a força da água está no relevo. O sujeito só tem determinadas características por tê-las negociado, pelo menos em alguns momentos, com pessoas no contexto em que está inserido. Sendo assim, é preciso ser de algum lugar para ser reconhecido e construir o seu vir a ser, neste caso, a sua profissionalização (PASSEGGI, 2008).
                Ser criativo é encontrar caminhos. Quando encontrar esses caminhos deve-se trabalhar arduamente, mantendo os pés no chão e entendendo o papel de cada um no projeto coletivo do grupo. Tornar-se professor em diferentes contextos exige um olhar para a diversidade criativa. A diversidade criativa, que tem um aspecto multidimensional, envolve a(s) pessoa(s), o processo, o produto e o contexto onde se está inserido. Todas essas dimensões envolve uma interação contínua de forma que combinadas facilite a realização pessoal e profissional do indivíduo.
             Penso que neste congresso de Artes, cujo tema envolve a diversidade criativa, possibilita-nos refletir sobre as diferentes maneiras de atuarmos na área de Artes. É um espaço para a fruição de ideias, flexibilizando-as, sempre em busca da diversidade, e associadas aos interesses comuns. Dessa forma, a diversidade criativa poderá ser observada sob diferentes prismas, como, por exemplo, o de respeitar a especificidade e os valores do outro, pois existem características próprias e modos particulares de agir e pensar dentro de cada contexto histórico.
               Um congresso como esse, que significa a reunião de pessoas ou representantes que discutem interesses comuns, é o clímax do processo democrático de construção de ideias, conteúdos e deliberação de diretrizes que norteiam a política cultural de um município. Penso que esse congresso contribui na formatação da política cultural no plano municipal. A sociedade, artistas e produtores local, regional e estadual são chamados à construção conjunta de políticas estratégicas neste campo do conhecimento.
É um espaço de promoção à valorização da diversidade criativa nas artes, nas expressões e no pluralismo de opiniões. A opinião, a apreciação, o conceito, as ideias, mas principalmente o envolvimento de todos vocês nesse evento poderá fazer a diferença para que, nas palavras de Ferreira Gullar, “a Arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer”. A resposta, ou as respostas estão na maneira como estamos nos tornando professores de Arte, ou profissionais da arte – artistas. A arte em si não sabe, mas nos, que fazemos arte, temos que saber o que podemos e devemos fazer. É preciso simplicidade para fazê-la florescer? Sim é preciso, porque a simplicidade consiste em importar-se com o outro. E, “quem se importa”?
                Encerro essa palestra exibindo o trailer do filme “Quem se importa”, dirigido por Mara Mourão, a mesma diretora do filme Doutores da Alegria. O filme, “Quem se importa” tem a narração de Rodrigo Santoro. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=rwhMIEyoFJk. QUEM SE IMPORTA é um documentário longa metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas ideias possam virar políticas públicas aplicadas em várias partes do mundo. Um filme que, através de cada um de seus personagens, vasculha o mundo atrás de pessoas magníficas que oferecem simples soluções para as mais graves questões que nos afetam profundamente. Quem de vocês de importa? Eu me importo. Importo-me ao ponto de querer encontrá-los no 2º Congresso de Artes de Sinop com novas proposições e ideias criativas, e, em um contínuo vir a ser.
Muito Obrigada!

domingo, 26 de agosto de 2012

congresso de Artes: palestra Parte II

Olá Pessoal!
Como informado anteriormente, segue abaixo a continuidade da palestra, proferida por mim no congresso de Artes de Sino, no último dia 10/08/2012. Essa segunda parte trata do potencial criativo da diversidade do ensino de Arte desenvolvido pelas Sercretarias Municipais de Educação, Diversidade Cultural e Ação Social. O mote desse ítem consiste na parceria entre as três secretarias para que o ensino de arte possa ser desenvolvido no município de Sinop.

Assim, é possível notar que a força do coletivo determina os espaços constituídos. Embora o espaço pareça ser instituído e dado a priori, ele é, segundo Schaller (2008), uma realização, uma produção, uma criação coletiva, um projeto comum fundador de laço social. Nessa perspectiva, o espaço torna-se uma obra coletiva, pois é “um território que responde a uma preocupação do reconhecimento do outro, de integração, de participação democrática”. É a mobilidade do coletivo pelo espaço escolar, pelo projeto social, pelos centros culturais, pelos espaços alternativos, ou seja, pela realização do trabalho em diferentes contextos. A partir dessa força gerada pelo coletivo, esses espaços, que não se fecham, tornam possíveis que a “inteligência coletiva” – a diversidade criativa caminhe com a mobilidade que o próprio espaço permite (SCHALLER, 2008, p. 70). Isso remete a uma maneira de pensar a atuação de profissionais da área de arte, não a partir de um modelo, mas do potencial que a situação se apresenta. 

Potencial Diversificado e Criativo na área de Arte em Sinop  


Em se tratando de potencial, Sinop é um município que se destaca na área de artes em vários segmentos. Há inclusive artistas locais reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Faço aqui um recorte desse potencial artístico de Sinop para o potencial dos profissionais e dos espaços de atuação profissional, na área de arte, que estão sob a responsabilidade do poder público municipal. Entendo que, ao evidenciar algumas das ações e os modos de atuação profissional de servidores municipais, estaremos de algum modo contribuindo com demais órgãos públicos e instituições similares na região norte do Estado de Mato Grosso. Isso poderá levar a uma reflexão conjunta sobre o potencial da diversidade criativa na área de Arte existente em nossa região.
Assim como em outros municípios, a Prefeitura Municipal de Sinop desenvolve programas e projetos na área de Arte em várias Secretarias Municipais: Secretaria da Diversidade Cultural, da Educação e da Ação Social. Porém, o que poderá diferir dos outros municípios é a sua singularidade, isto é, na forma de se relacionar com o coletivo, a partir dos modos como o potencial de cada situação se apresenta.
A política para o Ensino de Arte na Prefeitura Municipal de Sinop está se consolidando como uma construção democrática e coletiva. A partir de parcerias internas e externas, os profissionais que atuam na área de artes desenvolvem atividades descentralizadas que ocorrem em diversos tempos escolares e não escolares.  
Projeto de Fanfarras Escolares - Programa Mais Educação da Secretaria de Educação e Secretaria da Diversidade Cultural


Projeto Agentes Culturais - Secretaria da Diversidade Cultural e Secretaria de Ação Social


Escola de Artes - Curso de iniciação profissional nas 4 áreas de artes