Olá Amigos de Sinop e Região Norte do Estado de Mato Grosso!
Estamos ajudando a construir caminhos para que Sinop e região possam ter um curso de licenciatura em música em formato de EaD pela Unemat. Sinop é um município distante de Cuiabá a 500Km, e a maioria dos interessados em se profissionalizar na área poderão se especializar na área sem se deslocar de sua região e do município de Sinop/MT.
Escrevi um artigo sobre esse assunto que será publicado nos anais da ABEM Centro Oeste (ver http://www.abemcentro-oeste2012.blogspot.com.br/p/chamada-de-trabalhos.html). Nesse artigo, argumento, com base em pesquisa de doutorado realizada no ano de 2011 na UFRGS, sobre a necessidade desse curso para a região norte do Estado de Mato Grosso.
Abaixo, apresento o resumo do artigo e trechos do artigo relacionados ao assunto, para que possamos discutir nesse blog.
Formação musical para professor licenciado
em outra área do conhecimento: Segunda licenciatura em música em EaD
Delmary
Vasconcelos de Abreu – UnB
Resumo: Este
trabalho discute o significado que a formação em um curso de licenciatura em
música tem para professores licenciados em outras áreas do conhecimento – Ploa,
que atuam com o ensino de música em escolas de educação básica, bem como o
papel dos cursos de licenciatura em música a distância para esse perfil de
profissionais da docência. Para tanto, trago um recorte dos resultados de uma pesquisa
concluída apresentada sob forma de tese de doutorado, cuja temática esteve
centrado na profissionalização da docência em música, que teve como objetivo
investigar como professores licenciados em outras áreas do conhecimento se
tornam professores de música na educação básica. A partir de alguns resultados
da pesquisa sobre formação em música discuto a importância da segunda
licenciatura em música, em formato de EaD, para Ploa concursados em escolas de
educação básica. A contribuição deste trabalho para a área de Educação Musical
consiste em evidenciar, através dos dados de pesquisa, que a garantia de
atuação de Ploa como professor de música na educação básica se dá pela
qualidade daquilo que o profissional demonstra na área. Mas, para isso se faz
necessário a viabilização de políticas públicas para ofertar formação inicial e
continuada para aqueles que atuam ou venham a atuar na área de música na
educação básica.
Palavras-chave:
Ensino a Distância, segunda licenciatura em música, educação básica.
[...] Sinop é um
município localizado ao norte do Estado de Mato Grosso, a 500 km de Cuiabá, capital do
Estado. Embora o município, considerado um polo educacional, conta com duas
universidades públicas, a UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso e a Unemat
– Universidade do Estado de Mato Grosso. Na rede privada, o município conta com
uma universidade, a UNIC – Universidade de Cuiabá, e uma faculdade particular,
a Fasipe – Faculdades de Sinop, mas somente na capital é possível encontrar
cursos de graduação em música. Devido à distância de Sinop da capital, os
deslocamentos, muitas vezes, inviabilizam que interessados cursem a
licenciatura em música. Como afirma Gohn (2009, p. 169) “A educação musical a
distância cria soluções para descentralizar o ensino que anteriormente era
circunscrito a algumas cidades”.
[...] A
partir de um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Diversidade
Cultural de Sinop, com base nas pesquisas realizadas (cf. ABREU, 2006, 2011) e
no interesse de professores licenciados em outras áreas do conhecimento que atuam com o ensino de arte nas escolas de educação
básica da região norte do Estado de Mato Grosso, há um projeto em andamento na
CAPES, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, campus de Sinop, para
ofertar no ano de 2013 dois cursos na área de arte –
Artes Visuais e Música. O projeto do curso de música
já foi avaliado pela CAPES e encaminhado Unemat para fazer as devidas
reformulações.
Acreditamos
que a oferta de um curso de música em EaD no município de Sinop poderá suprir
as lacunas de profissionais qualificados para atuar com o ensino de música nas
escolas de educação básica da região norte do Estado de Mato Grosso. Além
disso, poderá permitir que muitos Ploa que atuam com o ensino de música, e
reconhecidos como “o professor de música da escola” continuem a ensinar música
nesse contexto educacional. Dessa maneira, tanto as escolas quanto os
professores poderão minimizar a instabilidade e a provisoriedade de professores
no ensino de música escolar.
Referências Bibliográficas (utilizadas no trabalho completo)
ABREU, Delmary Vasconcelos.
Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de
narrativas de professores. Tese (Doutorado
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