terça-feira, 16 de outubro de 2012

XII ENCONTRO REGIONAL CENTRO-OESTE

Olá Pessoal!

Gostaria de compartilhar com todos vocês o resumo do trabalho que submeti ao XII Encontro Regional da ABEM Centro-Oeste, juntamente com o I Seminário de Educação Musical do DF e o I Encontro de Música PIBID e PROCEDÊNCIA Centro-Oeste a serem realizados no Departamento de Música da Universidade de Brasília, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2012, aprovado como comunicação. Este trabalho é parte do PROFAMMES - Programa de Formação em Arte e Música para Múltiplos Espaços, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria de Programas e Projetos e Departamento de Formação Continuada) em Parceria com a Secretaria da Diversidade Cultural. Fazem parte deste programa professores da rede municipal bem como pessoas envolvidas com música da comunidade local. Os encontros são realizados quinzenalmente (quarta-feira) contando com aproximadamente 50 professores no período noturno das 18h as 21hs na Escola Municipal de Governo. 


Práticas músico-educacionais de professores unidocentes da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT: um estudo com narrativas de formação

Débora Abreu de Vasconcelos
Secretaria Municipal de Educação de Sinop/MT


Resumo: Esta comunicação é um recorte de uma pesquisa em andamento de mestrado em educação que se apresenta em fase inicial. A pesquisa investiga a prática músico-educacional de professores unidocentes que atuam na Educação Infantil – EI e Séries Iniciais – AI da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT – RMES, participantes do PROFAMMES – Programa de Formação em Arte e Música para Múltiplos Espaços. O foco da pesquisa consiste em investigar as práticas músico-educacionais de unidocentes, e pretende trazer à tona as concepções de ensino de música que esses profissionais vêm adquirindo nos cursos de formação continuada em música, bem como as experiências adquiridas ao longo de sua trajetória profissional. A metodologia de pesquisa será a abordagem (auto)biográfica, especificamente, as narrativas de formação (JOSSO, 2006). Ao dar voz as narrativas de unidocentes que ensinam música na EI e AI, a hipótese é que essa pesquisa poderá contribuir com alguns modos de construir práticas de ensino e aprendizagem em música nos cursos de formação tanto na área de educação musical quanto na área de pedagogia.



Palavras-chave: professores unidocentes, concepções de ensino de música, práticas músico-educacionais.

Débora Vasconcelos
Profa. Formadora

sábado, 6 de outubro de 2012

Curso de Licenciatura em Música em Sinop - EaD

Olá Amigos de Sinop e Região Norte do Estado de Mato Grosso!


           Estamos ajudando a construir caminhos para que Sinop e região possam ter um curso de licenciatura em música em formato de EaD pela Unemat. Sinop é um município distante de Cuiabá a 500Km, e a maioria dos interessados em se profissionalizar na área poderão se especializar na área sem  se deslocar de sua região e do município de Sinop/MT.
          Escrevi um artigo sobre esse assunto que será publicado nos anais da ABEM Centro Oeste (ver http://www.abemcentro-oeste2012.blogspot.com.br/p/chamada-de-trabalhos.html). Nesse artigo, argumento, com base em pesquisa de doutorado realizada no ano de 2011 na UFRGS, sobre a necessidade desse curso para a região norte do Estado de Mato Grosso.
Abaixo, apresento o resumo do artigo e trechos do artigo relacionados ao assunto, para que possamos discutir nesse blog.


Formação musical para professor licenciado em outra área do conhecimento: Segunda licenciatura em música em EaD
Delmary Vasconcelos de Abreu – UnB

Resumo: Este trabalho discute o significado que a formação em um curso de licenciatura em música tem para professores licenciados em outras áreas do conhecimento – Ploa, que atuam com o ensino de música em escolas de educação básica, bem como o papel dos cursos de licenciatura em música a distância para esse perfil de profissionais da docência. Para tanto, trago um recorte dos resultados de uma pesquisa concluída apresentada sob forma de tese de doutorado, cuja temática esteve centrado na profissionalização da docência em música, que teve como objetivo investigar como professores licenciados em outras áreas do conhecimento se tornam professores de música na educação básica. A partir de alguns resultados da pesquisa sobre formação em música discuto a importância da segunda licenciatura em música, em formato de EaD, para Ploa concursados em escolas de educação básica. A contribuição deste trabalho para a área de Educação Musical consiste em evidenciar, através dos dados de pesquisa, que a garantia de atuação de Ploa como professor de música na educação básica se dá pela qualidade daquilo que o profissional demonstra na área. Mas, para isso se faz necessário a viabilização de políticas públicas para ofertar formação inicial e continuada para aqueles que atuam ou venham a atuar na área de música na educação básica.


Palavras-chave: Ensino a Distância, segunda licenciatura em música, educação básica.
          
[...] Sinop é um município localizado ao norte do Estado de Mato Grosso, a 500 km de Cuiabá, capital do Estado. Embora o município, considerado um polo educacional, conta com duas universidades públicas, a UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso e a Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso. Na rede privada, o município conta com uma universidade, a UNIC – Universidade de Cuiabá, e uma faculdade particular, a Fasipe – Faculdades de Sinop, mas somente na capital é possível encontrar cursos de graduação em música. Devido à distância de Sinop da capital, os deslocamentos, muitas vezes, inviabilizam que interessados cursem a licenciatura em música. Como afirma Gohn (2009, p. 169) “A educação musical a distância cria soluções para descentralizar o ensino que anteriormente era circunscrito a algumas cidades”.
[...] A partir de um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Diversidade Cultural de Sinop, com base nas pesquisas realizadas (cf. ABREU, 2006, 2011) e no interesse de professores licenciados em outras áreas do conhecimento que atuam com o ensino de arte nas escolas de educação básica da região norte do Estado de Mato Grosso, há um projeto em andamento na CAPES, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, campus de Sinop, para ofertar no ano de 2013 dois cursos na área de arte –
Artes Visuais e Música. O projeto do curso de música já foi avaliado pela CAPES e encaminhado Unemat para fazer as devidas reformulações.
 Acreditamos que a oferta de um curso de música em EaD no município de Sinop poderá suprir as lacunas de profissionais qualificados para atuar com o ensino de música nas escolas de educação básica da região norte do Estado de Mato Grosso. Além disso, poderá permitir que muitos Ploa que atuam com o ensino de música, e reconhecidos como “o professor de música da escola” continuem a ensinar música nesse contexto educacional. Dessa maneira, tanto as escolas quanto os professores poderão minimizar a instabilidade e a provisoriedade de professores no ensino de música escolar. 

Referências Bibliográficas (utilizadas no trabalho completo) 

ABREU, Delmary Vasconcelos. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores.  Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

______ Identidades Musicais de Professores no Ensino de Arte em Sinop/MT. Cuiabá: UFMT, 2006, 124f. Dissertação (Mestrado em Linguagens), Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2006.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica.Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm Acesso em: 15 abr. 2011.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis /L9394.htm>.

______. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>

______. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/D5622.htm>.


DEL-BEN, Luciana. Um estudo com escolas da rede estadual de educação básica de Porto Alegre/RS: subsídios para a elaboração de políticas de educação musical. Revista Hodie, 2005, v.5, nº 2. Disponível em <http://www.musicahodie.mus.br/5.2/MH_52_Luciana%20Del.pdf> Acesso em: 10 ago. 2012.


GATTI, A. B.; BARRETO, E. S.; ANDRE, M. E. D.. Políticas Docentes no Brasil: um Estado da Arte.  Brasília: UNESCO, 2011.

GOHN, Daniel M. Educação Musical a distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2009.

NÓVOA, António. (Org.) Profissão Professor. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.


TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, Vera M. (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 112-128.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Educação & Sociedade. Campinas, n. 74, p. 18-23, 2001. Dossiê “os saberes dos docentes e sua formação”.