O projeto
de formação músico-educacional para professores que atuam nas escolas de
educação básica na região norte do Estado de Mato Grosso nasceu de um projeto
oriundo da pesquisa de doutorado, intitulada “tornar-se professor de música na
educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores” (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/31430?show=full),
concluída em 2011 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Após a conclusão do doutorado, retornei a
Sinop e implementei as primeiras ações desse projeto no município de Sinop e,
posteriormente, em Nova Mutum. Diante
dos primeiros resultados e da procura dos professores para ampliação do projeto
tomei como pertinente expandir essas ações levando a demais municípios
interessados neste tipo de formação para professores. O PROFAMMES é um projeto
desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.
Pesquisa realizada por Abreu (2011, p. 81) aponta
que no município de Sinop [e região] não há licenciados em arte, ou em música
atuando com o ensino de arte nas escolas de educação básica. São os professores
licenciados em outras áreas do conhecimento que assumem a disciplina arte. A
pesquisa sinaliza, também, que os professores que atuam no ensino de arte vem
adquirindo formação em algumas das modalidades artísticas em outros espaços de
formação que não tenha sido a Universidade. Nesse sentido, faz-se necessário
oferecer cursos de formação continuada para os profissionais que atuam no
espaço escolar.
Além
disso, as Secretarias Municipais de Educação vem implementando programas como o
Mais Educação, ofertando, assim, a inserção de monitores oriundos dos mais
diversos segmentos sociais para atuar dentro das escolas de educação básica.
Esse programa contribui para ampliar a jornada escolar, mas não os prepara pedagogicamente
para atuar com o alunado (ver PENNA, 2011).
Com
base nesses dados, tomei como pertinente convidar professores de música qualificados
a estender as suas ações ministrando oficinas de práticas musicais em cursos de
formação músico-educacional para profissionais que atuam com o ensino de arte/música
nas escolas de educação básica.
A
proposta de realizar cursos de formação continuada para professores está
embasada no que determina a Lei no 11.769/2008, que torna o ensino
de música conteúdo obrigatório no ensino de arte (ver Lei no 9.394/1996,
Art. 26, §. 2a). A obrigatoriedade da música como conteúdo
escolar representa a democratização do acesso à educação musical. A partir da
Lei no 11.769/2008 todo cidadão brasileiro, que passa pela escola,
tem direito de vivenciar experiências musicais como parte de sua formação
educacional. Esse acesso a formação musical, também, poderá indicar caminhos
profissionais para aqueles que desejam assumir uma carreira no campo da música
(FIGUEIREDO, 2011).
O projeto de formação continuada em música foi
idealizado, por mim, Profa. Dra. Delmary Vasconcelos de Abreu, com o intuito de
aprimorar as atividades musicais desenvolvidas por professores que atuam no
espaço escolar. Investir em pesquisa e formação é um dos caminhos mais eficazes
para melhorar a qualidade de vida de uma sociedade. Nesse aspecto, a parceria
com as mais diversas instituições sócio-culturais e educacionais é fundamental
para a realização de programas dessa natureza.
Referências Bibliográficas
ABREU, Delmary V. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música. Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre/RS, 2011.
BRASIL, Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 23 dez. 1996. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP0122002.pdf>. Acesso em 15 de janeiro de 2011.
FIGUEIREDO, Sérgio. Educação Musical e Legislação Educacional. Revista Eletrônica Salto para o futuro. Ano XXI, Boletim 8, ano 2011. Educação Musical Escolar, p. 10-16. Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/16075508-Edu.Musical.pdf.> Acesso em: 02 fev. 2012.
PENNA, Maura. programa mais educação: Música nas escolas, mas como? In: XIX CONGRESSO DA ANPPOM, Florianópolis/SC, 2010. Anais... Florianópolis: 2010. CDROM, p. 1921-1932.
walllll, que lindo está o teu blog, guria. parabéns.
ResponderExcluirvicente