Gostaria de compartilhar com todos vocês o resumo do trabalho que submeti ao XII Encontro Regional da ABEM Centro-Oeste, juntamente com o I Seminário de Educação Musical do DF e o I Encontro de Música PIBID e PROCEDÊNCIA Centro-Oeste a serem realizados no Departamento de Música da Universidade de Brasília, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2012, aprovado como comunicação. Este trabalho é parte do PROFAMMES - Programa de Formação em Arte e Música para Múltiplos Espaços, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria de Programas e Projetos e Departamento de Formação Continuada) em Parceria com a Secretaria da Diversidade Cultural. Fazem parte deste programa professores da rede municipal bem como pessoas envolvidas com música da comunidade local. Os encontros são realizados quinzenalmente (quarta-feira) contando com aproximadamente 50 professores no período noturno das 18h as 21hs na Escola Municipal de Governo.
Práticas músico-educacionais de professores unidocentes da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT: um estudo com narrativas de formação
Débora Abreu de Vasconcelos
Secretaria Municipal de
Educação de Sinop/MT
Resumo:
Esta comunicação é um recorte de uma
pesquisa em andamento de mestrado em educação que se apresenta em fase inicial.
A pesquisa investiga a prática músico-educacional de professores unidocentes
que atuam na Educação Infantil – EI e Séries Iniciais – AI da Rede Municipal de
Ensino de Sinop/MT – RMES, participantes do PROFAMMES – Programa de Formação em
Arte e Música para Múltiplos Espaços. O foco da pesquisa consiste em investigar
as práticas músico-educacionais de unidocentes, e pretende trazer à tona as
concepções de ensino de música que esses profissionais vêm adquirindo nos
cursos de formação continuada em música, bem como as experiências adquiridas ao
longo de sua trajetória profissional. A metodologia de pesquisa será a
abordagem (auto)biográfica, especificamente, as narrativas de formação (JOSSO,
2006). Ao dar voz as narrativas de unidocentes que ensinam música na EI e AI, a
hipótese é que essa pesquisa poderá contribuir com alguns modos de construir
práticas de ensino e aprendizagem em música nos cursos de formação tanto na
área de educação musical quanto na área de pedagogia.
Palavras-chave: professores unidocentes, concepções de ensino de
música, práticas músico-educacionais.
Débora Vasconcelos
Profa. Formadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário