terça-feira, 16 de outubro de 2012

XII ENCONTRO REGIONAL CENTRO-OESTE

Olá Pessoal!

Gostaria de compartilhar com todos vocês o resumo do trabalho que submeti ao XII Encontro Regional da ABEM Centro-Oeste, juntamente com o I Seminário de Educação Musical do DF e o I Encontro de Música PIBID e PROCEDÊNCIA Centro-Oeste a serem realizados no Departamento de Música da Universidade de Brasília, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2012, aprovado como comunicação. Este trabalho é parte do PROFAMMES - Programa de Formação em Arte e Música para Múltiplos Espaços, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria de Programas e Projetos e Departamento de Formação Continuada) em Parceria com a Secretaria da Diversidade Cultural. Fazem parte deste programa professores da rede municipal bem como pessoas envolvidas com música da comunidade local. Os encontros são realizados quinzenalmente (quarta-feira) contando com aproximadamente 50 professores no período noturno das 18h as 21hs na Escola Municipal de Governo. 


Práticas músico-educacionais de professores unidocentes da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT: um estudo com narrativas de formação

Débora Abreu de Vasconcelos
Secretaria Municipal de Educação de Sinop/MT


Resumo: Esta comunicação é um recorte de uma pesquisa em andamento de mestrado em educação que se apresenta em fase inicial. A pesquisa investiga a prática músico-educacional de professores unidocentes que atuam na Educação Infantil – EI e Séries Iniciais – AI da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT – RMES, participantes do PROFAMMES – Programa de Formação em Arte e Música para Múltiplos Espaços. O foco da pesquisa consiste em investigar as práticas músico-educacionais de unidocentes, e pretende trazer à tona as concepções de ensino de música que esses profissionais vêm adquirindo nos cursos de formação continuada em música, bem como as experiências adquiridas ao longo de sua trajetória profissional. A metodologia de pesquisa será a abordagem (auto)biográfica, especificamente, as narrativas de formação (JOSSO, 2006). Ao dar voz as narrativas de unidocentes que ensinam música na EI e AI, a hipótese é que essa pesquisa poderá contribuir com alguns modos de construir práticas de ensino e aprendizagem em música nos cursos de formação tanto na área de educação musical quanto na área de pedagogia.



Palavras-chave: professores unidocentes, concepções de ensino de música, práticas músico-educacionais.

Débora Vasconcelos
Profa. Formadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário