quinta-feira, 7 de junho de 2012

Gostos Musicais de Professores: uma abordagem interativa





Olá Pessoal!

Registro aqui o relato de mais um encontro do PROFAMMES ocorrido no dia 30 de maio. No primeiro momento tivemos a presença do artista plástico Ary Carvalho que trouxe parte de suas obras  de pintura em tela, grafite, escultura e tecnologia digital. 

Ary Carvalho


Em seguida passamos a apresentação dos trabalhos em grupo referente a atividade 05  da unidade 2. Nesta atividade os professores deveriam escolher uma música (instrumental ou cantada) de que gostem muito e realizar uma escuta ativa desta música. A fim de guiar essa escuta, criamos questões que foram trabalhadas pelos professores em grupo divididos por escola, conforme segue abaixo:
 





GRUPO APAE: Maria Iolanda, Martha, Patrícia, Ivone, Neusa, Maria Roseli, Elenice, Maria Edna 

      Música: Ai Menina  de Lia Sophia    http://www.youtube.com/watch?v=3hX9nVPMQb0

1) De que gênero é essa música (Rock, pagode, samba, MPB, Funk, Rap etc.)?
     Carimbó


2) Quais instrumentos você escuta nessa gravação?
Guitarra, bateira, contra baixo, trompete, bongô, tumbadora.


3)  Classifique os instrumentos ouvidos de acordo com:
3.1 Os que produzem som grave e os que produzem som agudo;
Sons Graves: Bateria e contrabaixo
Sons Agudos: Guitarra e trompete  


4) O modo de produção do som (percussão, sopro, cordas etc.)
Sopro: Trompete
Cordas: Guitarra e contrabaixo


5)  Quantos cantores há nessa gravação? Uma cantora


6 Essa música possui um andamento rápido ou lento? Rápido


7) Se você tivesse que trabalhar com essa música em sala de aula, na disciplina de Arte com os seus alunos, ela poderia ser utilizada para ensinar quais conteúdos de música?
Oralidade musical e dança. Na dança trabalharíamos os movimentos corporais, lateralidade, equilíbrio e noçao espacial.


8) De que forma essa música poderia ser utilizada para trabalhar esses conteúdos (que atividades você faria com essa música)?
Em primeiro lugar faríamos uma conversa informal sobre ritmo e sua origem cultural. Em seguida mostraríamos o vídeo para observar a coreografia para uma apresentação artística explorando a percussão corporal [ palmas], classificando a música e a dança folclórica, pois trata-se de um ritmo paraense.





GRUPO ALEIXO SCHENATTO E SADAO WATANABE:
Ana Paula, Marinez, Viviana, Tereza e Rosana

      
Música: Oras Bolas de Paulo Tatit e Edith Derdik 
 http://www.youtube.com/watch?v=_kw3PFsFcIQ

1) De que gênero é essa música (Rock, pagode, samba, MPB, Funk, Rap etc.)?
     Rep


2) Quais instrumentos você escuta nessa gravação?
Tambor, triângulo, baqueta, estralo, etc.


3)  Classifique os instrumentos ouvidos de acordo com:
3.1 Os que produzem som grave e os que produzem som agudo;
Sons graves: Percussão
Sons Agudos: Triângulo, Marimba...


4) O modo de produção do som (percussão, sopro, cordas etc.)
Vários (coro)


5)  Quantos cantores há nessa gravação? Vários (coro)


6 Essa música possui um andamento rápido ou lento? Rápido


7) Se você tivesse que trabalhar com essa música em sala de aula, na disciplina de Arte com os seus alunos, ela poderia ser utilizada para ensinar quais conteúdos de música?
Sons regionais, percussão, o coro (agudo - grave da voz)


8) De que forma essa música poderia ser utilizada para trabalhar esses conteúdos (que atividades você faria com essa música)?
Percussão - bandinha com materiais reciclados, sons regionais (diferença coloquial de sons no brasil)... Trabalhar e explorar o som de cada aluno para definir ser mais agudo ou mais grave.

GRUPO BASILIANO: Cleide, Elaine, Élia, Maria Elei, Olíria, Patrícia, Rejane, Vera e Verônica

Música: 


1) De que gênero é essa música (Rock, pagode, samba, MPB, Funk, Rap etc.)?
    Afro


2) Quais instrumentos você escuta nessa gravação?
Pandeiro, flauta, chocalho, batuque, tambor e triângulo


3)  Classifique os instrumentos ouvidos de acordo com:
3.1 Os que produzem som grave e os que produzem som agudo;
Sons Graves: Pandeiro, tambor e batuque
Sons Agudos: flauta, triângulo e chocalho


4) O modo de produção do som (percussão, sopro, cordas etc.)
Percussão e Sopro


5)  Quantos cantores há nessa gravação? A música é cantada por um pequeno coro


6 Essa música possui um andamento rápido ou lento? O ritmo da música é mais rápido do que lenta, mas não muito


7) Se você tivesse que trabalhar com essa música em sala de aula, na disciplina de Arte com os seus alunos, ela poderia ser utilizada para ensinar quais conteúdos de música?
Corpo, espaço, improvisação, criar história e produzir desenho

8) De que forma essa música poderia ser utilizada para trabalhar esses conteúdos (que atividades você faria com essa música)?
Desenvolvendo atividades como: tempo, ritmos, percepção e concentração

Um comentário:

  1. Utilizar a musica em sala de aula, é uma experiência fantástica. A formação continuada, presencial, possibilita trocas de conhecimento, o que enriquece a metodologia do professor, consequentemente o ensino/aprendizado, o que leva a uma constante reflexão/ação/reflexão.
    bjs

    ResponderExcluir