domingo, 27 de maio de 2012

Concepção e Prática em Educação Musical: noções elementares da música

Profa. Débora e cursistas
  Olá pessoal! Aqui é a professora  Débora. Faço aqui um breve relato da última formação (PROFAMMES), ocorrida no dia 16 de maio. A Profa. Delmary fez um feedback das atividades desenvolvidas até o presente momento, mostrando neste blog os registros da formação e narrativas suscitadas. Disse também, que o livro didático com apoio de áudio será ofertado aos professores no Congresso de Artes que se realizará nos dias 09, 10, 11 de agosto.

Profa. Tereza e aluna Flávia
Tivemos a grata satisfação de abrir a formação com uma apresentação de canto e violão da aluna Flávia que faz parte do projeto de violão da EMEB Paraíso sob a coordenação da Profa. Tereza. A música apresentada, "Anunciação", foi utilizada como referência para explicar, na prática, o texto da unidade 2 que trata das noções elementares da música. A cada momento que apresentávamos noções de música como: melodia, harmonia, ritmo, parâmetros sonoros, estes eram tratados em forma de discurso sonoro. O autor inglês Keith Swanwick considera que existem três princípios que devem guiar a educação musical e os professores de música, são eles: (1) considerar a música como discurso; (2) considerar o discurso musical dos alunos; (3) fluência no início e no final. Isso significa considerar o discurso musical da aluna Flávia e do da própria música, tanto no que se reporta a  letra, quanto a melodia, acordes e o ritmo escolhido. A aluna disse que: "uso o cap trast para mudar o tom, porque assim minha voz fica melhor".
Em seguida, a Profa. Delmary apresentou a mesma música com os elementos musicais separados, isto é, enquanto a aluna Flávia tocava apenas a harmonia, os professores faziam, nas palmas, o ritmo. Em outro momento, um grupo de professores fazia a melodia da música e outro grupo fazia o ritmo. Criamos também um efeito vocal com a harmonia dos acordes tocados no violão. Além disso, trabalhamos a interpretação da letra, observando as nuances, a intensidade dos sons, a duração, enriquecendo, dessa forma, a interpretação da prática vocal e instrumental.
Prof. Cardoso
Conforme o relato do Prof. Cardoso, "essa aula é fundamental pra gente entender como fazer música, e nós que trabalhamos". 
Na sequencia or Prof. disse ainda que: "os textos e as práticas trabalhadas são necessárias para que o professor possa ter conhecimento dos elementos musicas. Esse estudo tem como objetivo levar o professor a ter uma acuidade auditiva mais complexa, sabendo dessa forma discernir timbres, altura, intensidade e duração dos sons dentro de uma música. Dessa forma o nosso trabalho se torna mais rico em sala de aula e a produção com alunos pode ser vivenciada de forma mais rica".


Profa. Élida
 A Prof. Élida fez um leitura do texto estudado pelos professores durante a semana, e, todos, a seu tempo, comentavam sobre dúvidas, questionamentos, e suas experiências  em sala de aula.  Em seguida, os professores criaram uma paisagem, uma textura e um conto sonoro com os sons que envolvia os elementos musicais.





A cozinha dos sons
A festa na floresta

Por fim, os professores levaram para casa uma atividade extra para ser apresentado e narrado no próximo encontro. Nessa atividade, os professores  devem escolher uma música de sua preferência e realizar uma escuta ativa. 



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