domingo, 13 de maio de 2012

I Congresso de Artes: Diversidade Criativa

Nos dias 9,10 e 11 de agosto de 2012 realizaremos em Sinop/MT, o I Congresso de Artes cujo tema será a "DIVERSIDADE CRIATIVA" nas artes.  Esse Congresso é uma parceria entre as Secretarias Municipal de Educação  e a da Diversidade Cultural de Sinop/MT. Além disso, contamos com o apoio da Unemat - campus de Sinop que contribuirá  na publicação dos trabalhos aprovados pelo comitê científico do evento.                                                                                                                                                 

O tema "Diversidade Criativa " foi escolhido pelo comitê organizador como um desdobramento da temática  do  V Congresso Mundial de Comunicação e Artes realizado em Portugal em abril deste ano. O tema deste congresso: "Além da arte, além de humanidades, além da tecnologia: uma nova criatividade", nos inspirou a  pensar na missão do nosso congresso. 
Sabemos que Sinop é um município que se destaca no cenário nacional, estadual e regional pela sua diversidade cultural. É, também, um município que agrega vários segmentos da área artístico-cultural. Dentre essas áreas destacamos a música com suas diversas modalidades. Apesar de Sinop se destacar nessa área com artístas e atividades musicais de qualidade faltam, na cidade, projetos que atendam de forma mais ampla a classe estudantil. Foi pensando nisso que partilhamos de uma ideia conjunta com nossos pares e gestores políticos para que fosse proporcionado aos professores e estudantes um espaço rico de aprendizagens artísticas e culturais. Assim, este congresso tem como objetivo principal oportunizar a comunidade local, regional e estadual a apreciarem, manifestarem e executarem  as mais diversas formas de expressão em artes existentes em nosso município e em todo o Mato Grosso.

  A Diversidade Criativa nas artes nada mais é do que a variedade e a convivência de ideias, ligadas a conceitos e pontos de vistas diferentes. O tema do I Congresso de Artes está relacionado a uma diversidade de pessoas que poderão, neste encontro, dialogar e combinar variadas ideias e movimentação artística em prol da arte. Esse encontro de pessoas multifacetadas é semelhante a um caleidoscópio que significa "belo, bonito". Nesse sentido, as diferentes concepções estéticas dos participantes poderá enriquecer o evento como se cada uma fosse pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz apresentam um agradável efeito visual.  O efeito, neste caso, é o resultado do acúmulo de conhecimento sob diferentes perspectivas, conceitos, abordagens e visões de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário