terça-feira, 1 de maio de 2012

PROFAMMES - Legislação educacional: aula de música na escola

Olá Pessoal! Sou a Profa. Débora Vasconcelos.
Registro nesse espaço virtual os pontos trabalhados, por mim, na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Sinop.
O encontro ocorrido no dia 25/04, na Escola de Governo contou com  a participação de 74 professores. Abaixo uma síntese dos pontos discutidos na Unidade 1:
1)  Ativ. 1 - Narrativas de si: compartilhando os relatos de vivências e experiências musicais ao longo da vida;

2) Ativ 2 - Discussão do texto: Educação Musical e Legislação Educacional, (Figueiredo, p. 10-16, 2011). Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/16075508-Edu.Musical.pdf>;

3) Ativ 3 - Discussões sobre concepções do ensino de música escolar.


Resultados das Atividades desenvolvidas:

Ativ. 1 - Ao compartilhar as narrativas de si, os professores perceberam que, mesmo sem uma formação musical adquirida na universidade, a maioria possuia experiências musicais adquiridas ao longo da vida. Essas experiências foram trazidas em forma de lembranças de vivências realizadas em instituições como família, igreja e escolas. Ao narrar os professores reconstruiram trajetórias que, de alguma forma, evienciava alguns dos motivos do porquê estarem frequentando uma formação músico-educacional. Nas palavras de Patrícia "a música me acompanha desde pequena, e eu levo isso para a sala de aula ensinando os meus alunos a cantar". A professora Tereza narrou que "o meu trabalho na escola é com aquilo que aprendi de música, que é tocar violão". A professora Tereza disse, ainda, que gostaria de mostrar uma prática musical de um de seus alunos na próxima formação. Esse relato da professora evidencia que a formação em música é também um espaço para que o professor possa mostrar os resultados práticos obtidos na escola. Pois, como afirma a professora Vera "quem canta, quem toca, quer mostrar. A música é para ser mostrada".

Ativ. 2 - Nesta atividade, os professores associaram o texto de Figueiredo (2011), com o contexto educacional local. As discussões envolveram dúvidas como: quem poderá ensinar música na escola? O que ensinar? Se os projetos musicais existentes nas escolas municipais estão atendendo as normativas legais? O que o município está fazendo para implementar a Lei 11.769/2008?
Em síntese os professores presentes entendem que para atuar com o ensino de música na escola, o profissional deverá ter, ou passar por  uma formação técnica e pedagógica, mas principalmente entender de escola. Como uma das responsáveis por essa implementação do ensino de música, no município de Sinop, entendo que a formação que estamos realizando via Secretaria Municipal de Educação e Diversidade Cultural  sinaliza como um dos caminhos possíveis para que Sinop atenda e cumpra a referida Lei. Uma vez que o Art. 15 da Lei 9.394/96 prevê que a escola tem autonomia pedagógica,  concordo com os argumentos desenvolvidos pela Profa. Dra. Delmary Abreu  em sua tese que "são nas micro-ações dos professores e interesses comuns entre escola, alunos e professores que novas propostas e ações poderão ser implementadas". Ou seja, essas ações estão também, nas mãos da comunidade escolar.

Ativ. 3 -  Os professores se reuniram em grupo para discutir sobre a atividade proposta que segue, na íntegra, abaixo:

Olá professores! Bem vindos a formação em Artes/Música. Gostaríamos de saber o que vocês pensam sobre música, a importância da música nas escolas, o papel do pedagogo e professores de outras áreas nisso tudo, metodologias para o ensino de música, conteúdos a serem ensinados na educação básica, etc. Portanto, vocês deverão partilhar experiências com os colegas e relatar, pelo menos, dois tópicos para todos os presentes.
1. Um pequeno texto respondendo às seguintes perguntas: 
a. Qual seu envolvimento com música ( se toca algum instrumento, canta, se já estudou música na escola ou escola de música..etc)?
b. Você já utilizou ou utiliza a música em suas aulas? De que forma?
c. Qual a importância (ou quais as funções), para você, da presença da música na escola?
d. Quais as suas perspectivas em relação à essa formação específica na área?
2. Cada grupo fazer o relato unificado das concepções individuais que foram partilhadas e discutidas e apresentar em forma de relato oral.

Após, os professores partilharam as concepções do grupo sobre o ensino de música escolar. Dessa partilha percebi que a maioria dos professores utilizam a música de maneira interdisciplinar. Talvez, essa concepção está atrelada ao modo como os professores enxergam o espaço escolar, ou seja, que a música possui diferentes funções na escola ( ver livro organizado por Jusamara Souza intitulado como: O que faz a música na escola).

3. Por fim, foi realizada uma atividade musical denominada "o pulso". Nessa atividade os professores exploraram, através de jogos musicais, a percepção do pulso básico. O jogo consistia no seguinte: todos em círculo, e cada um, a seu tempo, fricciona as palmas das mãos como se fosse um gesto de arremesso de flechas. O pulso básico ocorre no primeiro tempo, neste caso do compasso quaternário. A seguir, espera-se os demais tempos de pausa (2,3,4) e em seguida, no tempo 1, repete o movimento, e assim sucessivamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário