domingo, 19 de agosto de 2012

Congresso de Artes em Sinop: Palestra

Publico abaixo, trechos introdutórios de uma palestra proferida por mim no I Congresso de Artes em Sinop no dia 10/08/2012. Caso se interessem  pelo texto completo posso disponibilizá-lo na íntegra para os interessados. Mas, continuarei publicando aqui no blog outros trechos da referida palestra, Aguardem comentando. Obrigada.

                     I CONGRESSO DE ARTES DE SINOP: DIVERSIDADE CRIATIVA
                              Palestra: Tornar-se professor de música em diferentes contextos.
                                                                 Delmary Vasconcelos de Abreu – SDC/UnB


          Quando me deparei com o tema do congresso: Diversidade Criativa, e a temática dessa mesa: Tornar-se professor de música em diferentes contextos indaguei-me como poderia entrelaçar essas temáticas em um assunto que pudesse contribuir com a área de Arte. A área de arte abacarca em seu escopo várias modalidades artísticas.[...]Essas diversidades de subáreas têm sido pautadas em várias discussões da área de Arte, principalmente na área de música. Pesquisas na área tem mostrado que muitos profissionais licenciados em música, ainda, são convocados pela escola a atuar em diferentes modalidades artísticas. Se há, muitas vezes, uma falha na interpretação da lei, e cada subárea da Arte tem a sua especificidade, de que diversidade está se falando nesse congresso? Como tratar dessa diversidade criativa na área de Arte? Como tornar-se um profissional criativo e inovador em contextos tão diversificados de atuação? E, especificamente na área de música, como tornar-se um professor de música em contextos onde as propostas pedagógicas, os objetivos das instituições, e, principalmente, o gostos musicais dos alunos são tão diversificados?
Diversidade Criativa
          Na tentativa de responder a esses questionamentos tomo do conceito Diversidade Cultural, declarado em um documento pela UNESCO, que a Diversidade é um conjunto de traços distintivos que caracterizam um grupo social e que abrange, além das artes, modos de vida e maneiras de viver juntos. O referido documento foca à diversidade como um exercício para a tolerância, o diálogo e à cooperação, em um clima de compreensão mútua. A diversidade cria condições de um diálogo renovado entre as pessoas. Ela é tão necessária para o gênero humano quanto à diversidade biológica é fundamental para a natureza. A diversidade amplia as possibilidades de escolha que se oferecem a todos; é uma das fontes do desenvolvimento humano. Isso significa que, para a plena realização dos direitos culturais e humanos, o desenvolvimento da diversidade exige criatividade. E isso inclui todas as áreas do conhecimento, inclusive a Arte.Os conceitos criatividade e inovação são indissociáveis. Não existe inovação sem criatividade, pois a inovação é a aplicação prática da criatividade, ou seja, uma ideia resultante de um processo criativo. Inovação tem o caráter de concretização, o que significa gerar valor ao ato de criação. Normalmente a criatividade é um processo individual, nasce da subjetividade, da ideia que surgiu na cabeça de alguém, enquanto a inovação é um processo coletivo, que deve ser trabalhado em grupo a fim de conduzir, coletivamente, a uma mudança de percepção. Nesse sentido, é possível afirmar que a diversidade criativa é resultante de um processo coletivo de uma realização conjunta. É o fazer juntos, construir coletivamente. [...]

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