domingo, 26 de agosto de 2012

congresso de Artes: palestra Parte II

Olá Pessoal!
Como informado anteriormente, segue abaixo a continuidade da palestra, proferida por mim no congresso de Artes de Sino, no último dia 10/08/2012. Essa segunda parte trata do potencial criativo da diversidade do ensino de Arte desenvolvido pelas Sercretarias Municipais de Educação, Diversidade Cultural e Ação Social. O mote desse ítem consiste na parceria entre as três secretarias para que o ensino de arte possa ser desenvolvido no município de Sinop.

Assim, é possível notar que a força do coletivo determina os espaços constituídos. Embora o espaço pareça ser instituído e dado a priori, ele é, segundo Schaller (2008), uma realização, uma produção, uma criação coletiva, um projeto comum fundador de laço social. Nessa perspectiva, o espaço torna-se uma obra coletiva, pois é “um território que responde a uma preocupação do reconhecimento do outro, de integração, de participação democrática”. É a mobilidade do coletivo pelo espaço escolar, pelo projeto social, pelos centros culturais, pelos espaços alternativos, ou seja, pela realização do trabalho em diferentes contextos. A partir dessa força gerada pelo coletivo, esses espaços, que não se fecham, tornam possíveis que a “inteligência coletiva” – a diversidade criativa caminhe com a mobilidade que o próprio espaço permite (SCHALLER, 2008, p. 70). Isso remete a uma maneira de pensar a atuação de profissionais da área de arte, não a partir de um modelo, mas do potencial que a situação se apresenta. 

Potencial Diversificado e Criativo na área de Arte em Sinop  


Em se tratando de potencial, Sinop é um município que se destaca na área de artes em vários segmentos. Há inclusive artistas locais reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Faço aqui um recorte desse potencial artístico de Sinop para o potencial dos profissionais e dos espaços de atuação profissional, na área de arte, que estão sob a responsabilidade do poder público municipal. Entendo que, ao evidenciar algumas das ações e os modos de atuação profissional de servidores municipais, estaremos de algum modo contribuindo com demais órgãos públicos e instituições similares na região norte do Estado de Mato Grosso. Isso poderá levar a uma reflexão conjunta sobre o potencial da diversidade criativa na área de Arte existente em nossa região.
Assim como em outros municípios, a Prefeitura Municipal de Sinop desenvolve programas e projetos na área de Arte em várias Secretarias Municipais: Secretaria da Diversidade Cultural, da Educação e da Ação Social. Porém, o que poderá diferir dos outros municípios é a sua singularidade, isto é, na forma de se relacionar com o coletivo, a partir dos modos como o potencial de cada situação se apresenta.
A política para o Ensino de Arte na Prefeitura Municipal de Sinop está se consolidando como uma construção democrática e coletiva. A partir de parcerias internas e externas, os profissionais que atuam na área de artes desenvolvem atividades descentralizadas que ocorrem em diversos tempos escolares e não escolares.  
Projeto de Fanfarras Escolares - Programa Mais Educação da Secretaria de Educação e Secretaria da Diversidade Cultural


Projeto Agentes Culturais - Secretaria da Diversidade Cultural e Secretaria de Ação Social


Escola de Artes - Curso de iniciação profissional nas 4 áreas de artes







Nenhum comentário:

Postar um comentário